Faculdades Caiçaras
Elaboração de Artigo Científico e Defesa
Seminário em 07/07/2004
Matéria: Psicologia da educação
Professora: Marta Klumb (Mestra pela UNB)
Componentes: João Antonio Oliveira.
--Apresentação de Seminário: Argumentação e defesa da tese, justificativa da epigrafe e linearidade do conteúdo.
Obra em questão -Titulo: Para onde vai a Educação? Jean Piaget
--Pontos principais e relevantes da obra
--Jean Piaget não sabia onde a educação iria chegar com aquele modelo, e algo teria que ser feito para determinar um futuro melhor para a educação.
--A educação mundial daquela época não ia bem segundo a visão de Jean Piaget
--Grifo meu / Parecer =
--A educação estava mal direcionada, sobretudo no módulo radical de repasse de conteúdos; com isto a estagnação do princípio criativo do aluno, tendo como causa o fator biológico e transtorno adquirido no meio estudantil, a qual concebia uma acomodação psíquica e privação da liberdade de ação, liberdade de criar e de experimentar outros princípios; essa anomalia aos poucos vem sendo suplantada graças o exercício da teoria experimental, e observação de comportamentos de crianças em fase etária e séries iniciais.
--Comportamento para a realização do artigo
--Estudo minucioso da obra, percepção e anotação de pontos de crítica na obra, feita pelo autor (para usar no artigo) fazer comparação retrograda da educação e justificar o título; nesse caso, onde a educação está.
Justificativa e argumentação em seminário:
Argumentação 0I
Mestres, Médicos, Aviadores etc. =
I) Fascinante domínio da lei da gravidade
II) Fascinante domínio da preservação da vida
II) Fascinante domínio e capacidade para essas realizações (aéreas)
Justificativa 0I = Com base nessa argumentação e nessa modalidade profissional de maneira centrada e exclusiva, pode-se afirmar que a educação mundial está completa; no ponto vista da façanha e da grandiosidade, a educação é uma estação móvel completa
Argumentação 02
0I Falta de escolas
II) Questão salarial e greves de professores
III) Evasão escolar etc.
Justificativa 02 = Com base nessa argumentação, centrando a visão nesses pontos de fragilidade, no ponto de vista social, pode-se inferir que:-- a
educação é uma estação móvel inacabada
--Justificativa final e parecer final = Com base nesses estudos podem inferir que a educação é uma estação móvel:
--Parcialmente completa
--Parcialmente inacabada
--Resumo final: Assim está a educação mundial contemporânea; justifica-se o título ( Onde a educação está ), do artigo cientifico elaborado em face do estudo dessa obra de Jean Piaget, e em resposta a sua indagação, ( Para onde vai a educação? ), em cumprimento às exigências da Prof. Mestra - Marta Klumb, para estudos e parcial compreensão dessa teoria.
Citação Direta
--Jean Piaget, nasceu na Suíça em 1896, numa família culta, aos 7 anos já interessava nos estudos científicos; biólogo de formação,estudou filosofia e doutorou-se em ciências naturais aos 22 anos. Em 1923 lançou-A Linguagem e o Pensamento na Criança.-- O primeiro nos seus mais de sessenta livros; faleceu em 1980 na Suíça.
--O que ficou
È na relação com o meio que a criança se desenvolve, construindo e reconstruindo suas hipóteses sobre o mundo que o cerca.
Alerta
--O professor deve respeitar o nível de desenvolvimento das crianças. Não se pode ir além de sua capacidade, nem deixá-las agir sozinhas.
Saiba mais sobre Jean Piaget
A difusão das idéias de Piaget no Brasil
Mário Sérgio Vasconcelos, 285 Págs, Ed. Casa do Psicólogo, tel. (0..11)3062-4633, 28 reais
O juízo Moral na Criança, Jean Piaget, Ed. Summus 304 págs, tel.(0..11)3872-3322,37.10 reais
Para compreender Jean Piaget.Jean-Marie Dolle, Ed. Agir,290 págs. tel. (0...21) 509-6424, 35 reais
Discurso de encerramento de apresentação de seminário
Esse ensaio trouxe a tona, exclusivamente uma reflexão sobre o presente, passado e futuro: mormente da formação psíquica, moral e física, sobretudo da criança ou estudante de um modo geral, independentemente do seu modo organizacional: longe de ser um contra-senso ao piagetiano, os pequenos períodos e curtos parágrafos, importantíssimos sim, pois sua simplicidade estética dá e dará a imaginação dos séculos e a perfeição dos deuses; assim da criança ao homem, para a evolução do próprio homem; a interpretação indireta desse conteúdo, e da obra cuja utilidade lançou, faz entender, pela sua grandeza, o reconhecimento de direitos igualitários entre os homens, do pensamento do sábio, a orientação dos mestres e o despertar dos leigos.
Esse artigo traz uma interpretação parcial, mas uma defesa declarada a Jean Piaget, e ao sistema pedagógico, ou educacional; uma absolvição pessoal as falhas; enaltecidos no que há de melhor em suas existências; e a educação está numa “estação” móvel, reafirmando; é qual um quadro pintado satisfazendo perfeitamente quanto a sua utilidade e valor, mas aos olhos do crítico, ainda faltando arrojo em suas matizes, para que seja de primeira qualidade; a quem de bem cingiu, e a defesa fez jus, que assim seja; e assim saber-se-ão analiticamente por esse trabalho, “onde a educação está” para a satisfação póstuma eterna de JeanPiajet.
Discente: João A. de Oliveira
APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
Roteiro para Reflexão
Enfatizar os anos 30/45 era Vargas e a industria
O ministro Gustavo Capanema Filho pode ser considerado o criador MEC nascido em Pitangui MG em 10/08/1900 – 10/03/1985
MEC= Criado em 1937 a 1939 como
Ministério da Educação e Saúde Pública (Getulio Vargas )
Discorrer: = Vargas etc..tempo de atuação e mudança para MEC
José Sarney desde o início da sua carreira entende que a Educação e a Cultura teriam que ser independentes porque um interferia na deliberação do outro, em 1985 ele torna líder do antigo partido ARENA e mais votado senador; cria então o ministério da Cultura dando identidade própria a cultura e mais autonomia a Educação;mas porque até hoje o nome MEC?
Discorrer = representante de educação e cultura...
MTE = Ministério do Trabalho e Emprego
Delibera na criação de empregos viabilizando o trabalho
Discorrer = Emprego e trabalho...
MCT= Foi criada a Rede Federal Profissional e Tecnológica em 1909 depois MCT. Que incumbe de fomentar a necessidade tecnológica de todos os outros seguimentos da sociedade; buscar diplomaticamente em outros paises suprir essas carências.
Discorrer = fazer reflexão histórica tecnológica;
Educação sempre viabilizou o que fluía em cada momento
Ex; Anos 70 eram a datilografia e informática.
Desde os anos 90, a educação coloca a disposição do ministério do trabalho os profissionais preparados tecnologicamente.
Falar da interação entre os órgãos
SESC, SENAI, SENAC,SEBRAE, MICROLINS ETC...
Enfatizar a evolução em todos os seguimentos e a possibilidade do Brasil o tripé em sincronismo=educação
Argumento e tese apresentada
A era Vargas, anos 30/45, e a implementação das primeiras estatais no Brasil; sendo isso um avanço tecnologico; o surgimento dos orgãos hoje existentes, MCT, MEC e MTE , o fenomeno globalização, o conceito e o surgimento, como sendo nos anos 1800 com a implementração dos projetos de Rui Barbosa, bem como a sua coragem ante um mundo totalmente militar. É enfático os anos 80, a ascenão de José Sarney e a criação do MinC (Ministério da Cultura) fortalecimento da identidade da Cultura e da Educação com essa medida. A aquisição de material tecnologico pelo MCT e repasse para as demais representaçõs públicas e privadas; possibilidades e realidades entre informalidade e trabalho inscrito; mensão de empresas que atuam no ensino direto a popução no ambito particular; a restrinção do MEC para que se criem instituições de ensino somente com a presença da tecnologia informatica; Reflexão da evolução do computador que era quase tamanho de uma sala, reduzindo até chegar ao pendrayve (biblioteca de bolso), resistente a ponto de que uma determinada senhora lavou a roupoa no tanquinho com um no bolso da calça, e mesmo assim ainda funcionou; e finalmente mencão do sincronismo entre esses orgãos para que a educação profissional e tecnológica aconteça. Conseguindo ver esse material tecnologico sendo distribuido a todas as representações, a movimentação de pessoal nesse trabalho até chegar o benefício a massa populacional, é possivel ver a maquina administrativa em perfeito funcionamento. (segue leitura do discurso)
Faculdades Evangélicas de Brasília - FE
Organização da Educação Brasileira
Profª. Antonyetta
24/05/2010
Discurso de encerramento de seminário
A educação profissional e tecnológica sempre existiu, evolutiva e aplicando a tecnologia própria do seu tempo; a tecnologia inicial, mais “rudimentar”, produziu ao longo do tempo profissionais capazes de modificarem o mundo, numa educação sem fronteiras, com realizações que às vezes fascinam e às vezes assustam, e a sua capacidade de ensino é inigualável.
A globalização esteve limitada a uma velocidade de interação lenta, por sobre os feitos oriundos da 2ª
Conferencia de paz realizadas na cidade de Haia na Holanda em 1907; noventa anos depois, o mundo experimenta a revolução informática e o mais alto nível de interação global, qual quiseram aqueles que a iniciou. A inclusão digital usada pelo funcionamento perfeito dos órgãos, faculta uma educação profissional e tecnológica excelentes; por excelência daqueles os quais somos contemporâneos e os representamos no que há de melhor em termos de inteligência e intelectualidade.
E assim, os sinistros, os erros cunhados ao longo da história, não foram empecilho ao progresso, as maravilhas que ostentam a raça humana indistintamente; a ciência geral, a medicina, a agricultura com a sua hegemonia milenar, o principio político e outros; enfim, não apenas a criação da educação, do trabalho e emprego, da representação tecnológica e demais fontes de existência e subsistência; mas sim, a educação nesse contexto; educação essa, que tendo a sua disposição, apenas o fator inicial tecnológico, conduziu a evolução até chegar a implementação moderna e virtual por força daqueles que aqui passaram. Em memória póstuma, os nossos agradecimentos aos nossos mestres do passado, responsáveis pela iniciação progressista que ora o mundo ostenta e vivencia para a posteridade, e os mestres do presente, porque conduzem a imortalidade dos vultos, bem como, grandiosamente instigam o apreciar dos seus feitos.
João Antonio de Oliveira
APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
Roteiro para Reflexão
Enfatizar os anos 30/45 era Vargas e a industria
O ministro Gustavo Capanema Filho pode ser considerado o criador MEC nascido em Pitangui MG em 10/08/1900 – 10/03/1985
MEC= Criado em 1937 a 1939 como
Ministério da Educação e Saúde Pública (Getulio Vargas )
Discorrer: = Vargas etc..tempo de atuação e mudança para MEC
José Sarney desde o início da sua carreira entende que a Educação e a Cultura teriam que ser independentes porque um interferia na deliberação do outro, em 1985 ele torna líder do antigo partido ARENA e mais votado senador; cria então o ministério da Cultura dando identidade própria a cultura e mais autonomia a Educação;mas porque até hoje o nome MEC?
Discorrer = representante de educação e cultura ... ...
MTE = Ministério do Trabalho e Emprego
Delibera na criação de empregos viabilizando o trabalho
Discorrer = Emprego e trabalho... ...
MCT= Foi criada a Rede Federal Profissional e Tecnológica em 1909 depois MCT. Que incumbe de fomentar a necessidade tecnológica de todos os outros seguimentos da sociedade; buscar diplomaticamente em outros paises suprir essas carências.
Discorrer = fazer reflexão histórica tecnológica;
Educação sempre viabilizou o que fluía em cada momento
Ex; Anos 70 eram a datilografia e informática.
Desde os anos 90, a educação coloca a disposição do ministério do trabalho os profissionais preparados tecnologicamente.
Falar da interação entre os órgãos
SESC, SENAI, SENAC,SEBRAE, MICROLINS ETC...
Enfatizar a evolução em todos os seguimentos e a possibilidade do Brasil o tripé em sincronismo=educação
João Antônio de Oliveira